Contratar seguro do carro sem pesquisar pode quadruplicar custo da apólice
por KARINA CRAVEIRO
Imagine que o seu seguro automotivo está prestes a vencer. Enrolado com as tarefas do cotidiano, você opta pela solução mais simples e apenas autoriza a renovação automática, sem checar outras propostas.
A situação é mais comum do que se pensa. Fechar a apólice com a mesma companhia pode ser a decisão mais prática, mas nem sempre é a mais barata.
A Folha simulou cotações em algumas das principais seguradoras do país e verificou diferenças de até 396% entre os valores cobrados por uma apólice com o mesmo perfil de cliente e modelo de carro.
ANÁLISE DE PERFIL
As seguradoras definem suas políticas de preços das apólices a partir de análises de mercado e experiências obtidas em suas carteiras de clientes.
São avaliados grupos com perfis semelhantes e o custo médio de cada tipo de evento. Daí surge o índice de sinistralidade.
"Os principais fatores que interferem no custo do seguro são o modelo do veículo e a região de domicílio do segurado, além de idade, sexo, tempo de habilitação e tipo de franquia", diz Jabis de Mendonça, diretor de automóveis do Grupo BB Mapfre.
Quem pesquisa, gasta menos. "Cheguei a economizar quase R$ 1.000 na última renovação que fiz. Não dá para ser fiel a uma seguradora ou a um corretor", diz o investigador de polícia Felipe Bitu, 31, proprietário de um Volkswagen Santana 1996.
′ROUBABILIDADE′
O levantamento feito pela Folha mostrou também que algumas seguradoras oferecem preços melhores para carros compactos, enquanto outras apresentam orçamentos mais em conta para veículos maiores e mais caros.
"Antes de comprar o Honda Civic, tive um carro menor. Lembro que minha atual seguradora apresentou um orçamento caríssimo para a apólice do compacto, e optei por outra empresa. Mas, para o carro que tenho hoje, a proposta foi muito boa", conta o arquiteto Fausto Pereira de Oliveira, 29.
Caso não utilizem o seguro, os clientes ganham bonificações a cada renovação, que são cumulativas. Porém, isso não significa que haverá redução no preço da apólice.
"Acabo de renovar o seguro com a mesma empresa. Apesar de não ter mudado de endereço nem usado os serviços contratados, a apólice ficou R$ 130 mais cara. A seguradora disse que o risco de roubarem o meu carro aumentou", diz a advogada Flávia Moreira Bacha Meana, 37, dona de um Peugeot 207 Passion 2011.
MENTIR SOBRE O PERFIL
Tentar enganar a seguradora pode trazer consequências. A empresa terá o direito de negar o pagamento se ficar provado que o cliente mentiu ao preencher o questionário. Há ainda o risco de ser processado por estelionato.
Fonte: Folha Online. Na base de dados do site www.sosconsumidor.com.br - 29/01/2012
A situação é mais comum do que se pensa. Fechar a apólice com a mesma companhia pode ser a decisão mais prática, mas nem sempre é a mais barata.
A Folha simulou cotações em algumas das principais seguradoras do país e verificou diferenças de até 396% entre os valores cobrados por uma apólice com o mesmo perfil de cliente e modelo de carro.
ANÁLISE DE PERFIL
As seguradoras definem suas políticas de preços das apólices a partir de análises de mercado e experiências obtidas em suas carteiras de clientes.
São avaliados grupos com perfis semelhantes e o custo médio de cada tipo de evento. Daí surge o índice de sinistralidade.
"Os principais fatores que interferem no custo do seguro são o modelo do veículo e a região de domicílio do segurado, além de idade, sexo, tempo de habilitação e tipo de franquia", diz Jabis de Mendonça, diretor de automóveis do Grupo BB Mapfre.
Quem pesquisa, gasta menos. "Cheguei a economizar quase R$ 1.000 na última renovação que fiz. Não dá para ser fiel a uma seguradora ou a um corretor", diz o investigador de polícia Felipe Bitu, 31, proprietário de um Volkswagen Santana 1996.
′ROUBABILIDADE′
O levantamento feito pela Folha mostrou também que algumas seguradoras oferecem preços melhores para carros compactos, enquanto outras apresentam orçamentos mais em conta para veículos maiores e mais caros.
"Antes de comprar o Honda Civic, tive um carro menor. Lembro que minha atual seguradora apresentou um orçamento caríssimo para a apólice do compacto, e optei por outra empresa. Mas, para o carro que tenho hoje, a proposta foi muito boa", conta o arquiteto Fausto Pereira de Oliveira, 29.
Caso não utilizem o seguro, os clientes ganham bonificações a cada renovação, que são cumulativas. Porém, isso não significa que haverá redução no preço da apólice.
"Acabo de renovar o seguro com a mesma empresa. Apesar de não ter mudado de endereço nem usado os serviços contratados, a apólice ficou R$ 130 mais cara. A seguradora disse que o risco de roubarem o meu carro aumentou", diz a advogada Flávia Moreira Bacha Meana, 37, dona de um Peugeot 207 Passion 2011.
MENTIR SOBRE O PERFIL
Tentar enganar a seguradora pode trazer consequências. A empresa terá o direito de negar o pagamento se ficar provado que o cliente mentiu ao preencher o questionário. Há ainda o risco de ser processado por estelionato.
Fonte: Folha Online. Na base de dados do site www.sosconsumidor.com.br - 29/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário