Cartão tradicional eleva o lucro do varejo
Principal instrumento para estreitar relacionamento com a clientela, sobretudo com os novos consumidores da classe C, o cartão de uso exclusivo em uma loja começa a dar lugar aos com bandeiras internacionais (como Visa, MasterCard, Diners e Amex) e que são aceitos em diferentes estabelecimentos, informa reportagem de Sheila D'Amorim e Flávia Foreque publicada na edição desta terça-feira da Folha.
Essa tendência tem como pano de fundo o interesse dos bancos --que são emissores dos cartões, franqueados das bandeiras e donos das empresas credenciadoras-- em aumentar a base de clientes, a frequência de uso e a rentabilidade das operações.
Algumas lojas já estão vendo nesse interesse a oportunidade para dividir o risco de crédito do cliente. Entre os consumidores, também há falta de disposição para carregar cartões de várias lojas.
A Riachuelo aderiu ao cartão com bandeiras no fim de 2010. Desde então, foram 900 mil cartões emitidos para clientes que já têm o cartão exclusivo da loja. A meta é chegar a 1 milhão até o fim do ano. A loja tem emitidos 20 milhões de cartões próprios.
A Riachuelo não está sozinha. "Os cartões embandeirados devem adicionar mais valor aos negócios nos próximos anos", afirma relatório da Lojas Renner.
O grupo adotou o cartão com bandeira (Visa e MasterCard) em setembro de 2010.
A Marisa tem 12,2 milhões de cartões exclusivos e, segundo relatório da empresa, há 1,6 milhão de cartões dela que podem ser usados em várias lojas diferentes.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress Fonte: Folha Online - 01/11/2011
Essa tendência tem como pano de fundo o interesse dos bancos --que são emissores dos cartões, franqueados das bandeiras e donos das empresas credenciadoras-- em aumentar a base de clientes, a frequência de uso e a rentabilidade das operações.
Algumas lojas já estão vendo nesse interesse a oportunidade para dividir o risco de crédito do cliente. Entre os consumidores, também há falta de disposição para carregar cartões de várias lojas.
A Riachuelo aderiu ao cartão com bandeiras no fim de 2010. Desde então, foram 900 mil cartões emitidos para clientes que já têm o cartão exclusivo da loja. A meta é chegar a 1 milhão até o fim do ano. A loja tem emitidos 20 milhões de cartões próprios.
A Riachuelo não está sozinha. "Os cartões embandeirados devem adicionar mais valor aos negócios nos próximos anos", afirma relatório da Lojas Renner.
O grupo adotou o cartão com bandeira (Visa e MasterCard) em setembro de 2010.
A Marisa tem 12,2 milhões de cartões exclusivos e, segundo relatório da empresa, há 1,6 milhão de cartões dela que podem ser usados em várias lojas diferentes.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress Fonte: Folha Online - 01/11/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário