terça-feira, 14 de junho de 2011

Consumidor será avisado de dívidas pelo celular

Pendências registradas pela Serasa serão avisadas por SMS Mais uma ajuda para você controlar suas dívidas. Na segunda-feira (13) a Serasa Experian começou no país um serviço para informar ao consumidor sobre dívidas vencidas e não pagas através de mensagens SMS no celular.

No tradicional aviso por carta, a Serasa Experian envia mensalmente cerca de 10 milhões de comunicados de dívidas pelo correio. O uso do correio será mantido, mas a partir de agora o aviso do SMS também será usado conjuntamente.

Segundo  o  presidente de serviços de crédito da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto, a intenção é aproveitar a grande disseminação dos celulares no país. “O consumidor será avisado mais rapidamente com o celular e terá mais tempo para quitar sua dívida em tempo ou renegociá-la”, explica.

É o credor que define a partir de quantos dias da dívida vencida o consumidor vai começar a receber os avisos. Os envios de SMSs será gratuito. Quando o consumidor é avisado de uma dívida vencida e não paga, ele tem dez dias para regularizar sua situação antes de ser incluído na lista de devedores. O tempo começa a contar após a postagem da carta.  



Inadimplência alta

A atual situação da inadimplência no Brasil preocupa. A inadimplência do consumidor  registrou alta de 8,21% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa é a quarta elevação seguida da taxa em 2011, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Brasil tem 212,6 milhões de celulares

Segundo os últimos dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nos quatro primeiros meses do ano o brasileiro obteve 9,6 milhões de novas linhas de celular, um crescimento de 4,7%. O Brasil fechou abril com 212,6 milhões de acessos à telefonia móvel - em média, mais de um celular por pessoa. A Vivo continua líder, com 29,6% do mercado. Depois vem a Claro, com 25,4%, a Tim, com fatia de 25,3%, e a Oi, com 19,6%.
Fonte: www.redebomdia.com.br - 13/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário