segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Promoções fazem ligação de pré-pagos sair quase de graça

por Ana Paula Viana

A batalha de preços entre as operadoras de telefonia está fazendo muita gente falar praticamente de graça pelo celular pré-pago. Um levantamento feito pelo EXTRA revela que o simples ato de trocar o chip do aparelho, conforme a ligação a ser feita, pode render uma economia de até 99,4%.

A diferença de custo foi registrada na simulação de um telefonema de 30 minutos para um celular da Claro. Se essa ligação for feita por um usuário da Oi, por exemplo, o valor cobrado será de R$ 46,20, com o minuto a R$ 1,54. Para quem usa um chip da Claro, o preço final cai para R$ 0,25, por conta da campanha "Fala mais, Brasil", que estabelece esse valor fixo para chamadas de até meia hora.

Há vantagens até mesmo para quem usa apenas uma operadora. Na própria Claro, o valor da tarifa fora da promoção é de R$ 1,56 por minuto, uma diferença de 19.400%, na mesma simulação de telefonema com duração de 30 minutos.

Economia nas chamadas

Em meio à disputa das operadoras, o vigilante Alberto Vieira, de 42 anos, já está escolado quando o assunto é pagar pouco para falar muito. Dono de quatro linhas de celular, ele não tem dúvida do que fazer para economizar com as chamadas.

— Uso sempre o chip da mesma operadora do celular de quem eu vou ligar. As tarifas são muito mais baixas do que quando se usa a rede de uma operadora diferente. Não tem nem como comparar — conta o vigilante, que ainda compartilha as promoções com amigos e parentes: — Sempre me pedem o celular emprestado para falar de graça. É que eu vivo com bônus acumulados.

Um estudo da TNS Research International estima que 18 milhões (19%) dos 94 milhões de usuários de telefonia móvel no país têm mais de uma linha ativa. Dados da Anatel mostram ainda que que 81,5% dos celulares brasileiros são pré-pagos.

— Como os celulares agora são desbloqueados, há cada vez mais consumidores usando múltiplos chips. Eles vão trocando de operadora a cada ligação para aproveitar as vantagens oferecidas. Essa prática está se popularizando principalmente entre os jovens, que são mais preocupados com a relação custo-benefício — explica o diretor da TNS, Alexandre Momma.

  
Fonte: Extra - 08/08/2011

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