Classe C é nova consumidora de TV por assinatura no País
por Fernanda Fernandes
Classe emergente já representa 31% de penetração no consumo de combos de TV paga
O fenômeno de penetração dos canais por assinatura se deve à ascensão da classe C no país, que está levando as operadoras a baratearem os custos de seus serviços - hoje o meio representa 31% de penetração na classe social. De acordo com a pesquisa da Ipsos por meio dos Estudos Marplan EGM (Estudo Geral de Meios), dentre os consumidores de TV paga da Classe C que possuem pacotes: 41% declararam possuir o combo TV, internet e telefone e 11% o pacote que inclui TV e internet. De olho no cenário próspero do país, as operadoras passaram a desenvolver pacotes mais acessíveis e atraentes. Um potencial de consumidores a serem explorados é um dos focos, já que grande parcela dos domicílios optam pelo serviço de banda larga e por receber os canais abertos com maior qualidade de sinal. Ou seja, a tendência é de franco crescimento para o meio. Ainda há a concorrência com a popularidade dos meios tradicionais como TV aberta, Rádio, Jornais e Revistas. Mas, quando o assunto é crescimento, a que mais se destaca, de 2005 para cá, é a TV por assinatura e a Internet. O estudo realizado pela Ipsos continuamente nas 9 principais regiões do país em um contexto dos últimos 10 anos, mostra que o primeiro grande momento da TV paga foi em meados da década passada, quando as principais operadoras do país incorporaram outros serviços aos seus pacotes, deixando-o mais robustos e com maior abrangência. Ao considerar uma pequena fatia, somente nos seis primeiros meses de 2011, o meio tem 33% de penetração na classe C. Além disso, os interesses com os combos de internet mostram que 72% dos pesquisados buscam facilidades como uma caixa de e-mail. Pesquisas em sites de buscas, noticiário, sites de relacionamento e instant messenger fazem parte das outras preferências no acesso à rede. A pesquisa mostra, ainda, que a expansão da TV por assinatura atinge todo o país, mas que há uma maior concentração no sudeste. Dentre os mercados pesquisados, o Rio de Janeiro se destaca com 42% de penetração - é a cidade com maior penetração na região Sudeste. No sul, Curitiba está em evidência com 36% de penetração e no Nordeste quem figura é Salvador com 21%. Em São Paulo, o estudo demonstra que a penetração na classe C é de 38%, contra 16% da classe A. Metodologia A Ipsos Marplan MediaCT é a unidade de negócios do Grupo Ipsos especializada em pesquisas de mídia. O Estudo Marplan EGM é considerado o maior estudo single source, com mais de 53 mil entrevistas pro ano, abrangendo todas as áreas do mercado publicitário, O objetivo dos Estudos Marplan EGM é subsidiar veículos, agências e anunciantes no planejamento de marketing, estratégico e tático de mídia com o fornecimento de base de dados em softwares de tabulação, planejamento e otimização de mídia. O Estudo é conduzido através de entrevistas individuais, face a face, continuamente em 9 regiões metropolitanas (Grandes: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e São José dos Pinhais, Salvador, Fortaleza, Recife e Brasília/DF), com uma base amostral de 53 mil entrevistas a cada ano móvel. Sobre a Ipsos A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados. Criada em 1975 na França, presente no Brasil desde 1997, consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, estruturando-se por meio de áreas especializadas, com profissionais altamente qualificados em estudos de tendências e mercado. Possui escritórios em 67 países e realiza pesquisas em mais de 100. Atualmente atende mais de 5.000 clientes no mundo e possui mais de 8.000 funcionários. No Brasil, com a aquisição da Alfacom, conta com quase 600 funcionários diretos, sendo a maior empresa de pesquisa ad hoc. Fonte: XPress - 10/08/2011
O fenômeno de penetração dos canais por assinatura se deve à ascensão da classe C no país, que está levando as operadoras a baratearem os custos de seus serviços - hoje o meio representa 31% de penetração na classe social. De acordo com a pesquisa da Ipsos por meio dos Estudos Marplan EGM (Estudo Geral de Meios), dentre os consumidores de TV paga da Classe C que possuem pacotes: 41% declararam possuir o combo TV, internet e telefone e 11% o pacote que inclui TV e internet. De olho no cenário próspero do país, as operadoras passaram a desenvolver pacotes mais acessíveis e atraentes. Um potencial de consumidores a serem explorados é um dos focos, já que grande parcela dos domicílios optam pelo serviço de banda larga e por receber os canais abertos com maior qualidade de sinal. Ou seja, a tendência é de franco crescimento para o meio. Ainda há a concorrência com a popularidade dos meios tradicionais como TV aberta, Rádio, Jornais e Revistas. Mas, quando o assunto é crescimento, a que mais se destaca, de 2005 para cá, é a TV por assinatura e a Internet. O estudo realizado pela Ipsos continuamente nas 9 principais regiões do país em um contexto dos últimos 10 anos, mostra que o primeiro grande momento da TV paga foi em meados da década passada, quando as principais operadoras do país incorporaram outros serviços aos seus pacotes, deixando-o mais robustos e com maior abrangência. Ao considerar uma pequena fatia, somente nos seis primeiros meses de 2011, o meio tem 33% de penetração na classe C. Além disso, os interesses com os combos de internet mostram que 72% dos pesquisados buscam facilidades como uma caixa de e-mail. Pesquisas em sites de buscas, noticiário, sites de relacionamento e instant messenger fazem parte das outras preferências no acesso à rede. A pesquisa mostra, ainda, que a expansão da TV por assinatura atinge todo o país, mas que há uma maior concentração no sudeste. Dentre os mercados pesquisados, o Rio de Janeiro se destaca com 42% de penetração - é a cidade com maior penetração na região Sudeste. No sul, Curitiba está em evidência com 36% de penetração e no Nordeste quem figura é Salvador com 21%. Em São Paulo, o estudo demonstra que a penetração na classe C é de 38%, contra 16% da classe A. Metodologia A Ipsos Marplan MediaCT é a unidade de negócios do Grupo Ipsos especializada em pesquisas de mídia. O Estudo Marplan EGM é considerado o maior estudo single source, com mais de 53 mil entrevistas pro ano, abrangendo todas as áreas do mercado publicitário, O objetivo dos Estudos Marplan EGM é subsidiar veículos, agências e anunciantes no planejamento de marketing, estratégico e tático de mídia com o fornecimento de base de dados em softwares de tabulação, planejamento e otimização de mídia. O Estudo é conduzido através de entrevistas individuais, face a face, continuamente em 9 regiões metropolitanas (Grandes: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e São José dos Pinhais, Salvador, Fortaleza, Recife e Brasília/DF), com uma base amostral de 53 mil entrevistas a cada ano móvel. Sobre a Ipsos A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados. Criada em 1975 na França, presente no Brasil desde 1997, consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, estruturando-se por meio de áreas especializadas, com profissionais altamente qualificados em estudos de tendências e mercado. Possui escritórios em 67 países e realiza pesquisas em mais de 100. Atualmente atende mais de 5.000 clientes no mundo e possui mais de 8.000 funcionários. No Brasil, com a aquisição da Alfacom, conta com quase 600 funcionários diretos, sendo a maior empresa de pesquisa ad hoc. Fonte: XPress - 10/08/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário